lunes, 30 de marzo de 2009

Sugestão para trabalhar o tema da terra, da água e dos corpos

O tema da terra e da água sempre estão presentes como questão de direito à vida. Neste subsídio, apresentamos três propostas para trabalhar estes temas a partir de textos bíblicos. Confira.

Encontro 1 - Pela justiça econômica e pela paz na terra (Agua)

Venham às águas todas as pessoas que têm sede

Textos bíblicos: Gn 2,10-14 Ap 22,1-2

Pensar também no texto de Jo 4 e sua relação com as transformacoes, necesidades que águas podem provocar, causar, desconfortar...). Trabalhar inclusive alguns fundamentalismos em relaçaõ às catástrofes que estao surgindo... Quem sabe, também, o texto do diluvio de Gênesis (também pensar nas águas que matam e que amedrontam (Ap 12, Sl 68)

Ideas para trabalhar a água que rega a terra, que rega todas as nações, que não é contaminada; a água que flui livremente, que não é privatizada; a água que alimenta os frutos, que alimenta a vida. A vida necessita de água.


Encontro 2 - Pela justiça econômica e pela paz na terra (Terra)

Olhem, eu coloquei da terra diante de vocês

Texto bíblico Nm 27, 1-8

Idéias para trabalhar a terra que se nega, la terra que reclama. O direito à terra. Justiça distributiva. Produção justa de la terra.

OU

Amós 9,7... Deus (...) não tirou só Israel da escravidão, mas libertou os Cuchitas, o povo da África, como também os Filisteus e os Areameus. Precisamos de outro mundo possível, de tendas amplas, abertas (Is 54,2), ser fazedores e fazedoras de tendas, como Paulo, Áquila, Priscila (At18), sem arrogâncias e certezas, tendas frágeis, móveis. Deus é nômade.


Encontro 3: Pela justiça econômica e pela paz na terra (corpo)


Meu corpo é espírito de vida.

Textos bíblicos Jn 12, Mc 14, Mt 26 (Revisar e escolher) Ez 37.

Quem sabe também algo mais ligado à sexualidade (Cântico) ou a saúde (relatos de curas) pensando novamente na importância das interpretações - lugar das mesmas - fundamentalismos - moralismos - libertação. O corpo violentado como grito pela justiça e por uma economia justa (Tamar - a do Gênesis e a de Reis).

Idéias para trabalhar. Disfrutar o corpo. Temos corpos políticos, que necessitam ter esperança e animação. O comunitário, a luta articulada de nossos corpos. A celebração de nossos corpos.

por CEBI